Desde já, para entender como fazer perguntas usando o verbo to Be, é preciso saber como ele funciona na sua forma básica e esse conteúdo está bem explicado e de maneira bem simples aqui no blog. Porém, hoje você vai aprender como usar o verbo to be na interrogativa.
Observação: Estamos preparando uma série especial de Verbo To Be, sendo assim, confira também como utilizar o Verbo To Be no Negativo. All Right?
Como usar o Verbo To Be na Interrogativa em 3 Minutos
Quando a gente aprende as afirmativas, as variantes como negativa e interrogativa ficam tranquilas de se assimilar.
No português, a mesma frase pode ser tanto uma afirmação como uma pergunta. Portanto, na fala, o que vai diferenciar esses dois usos é o tom em que se diz a frase, e na escrita, é a pontuação. Ou seja:
- Você está em casa.
- Você está em casa?
Verbo To Be na Interrogativa
Contudo, no inglês, uma pergunta nunca pode ser igual a uma afirmação e no caso das perguntas usando o verbo to Be, a regra para diferenciar essas duas é muito simples: você só precisa inverter as posições entre o sujeito e o verbo to Be, por exemplo:
You are at home. → Você está em casa.
Are you at home? → Você está em casa?
Dessa maneira, o to Be (am/is/are) sempre virá antes do sujeito, independente de qual sujeito seja. Isto é, importante também lembrar que, em perguntas, não existem contrações. Então, é preciso escrever e dizer tudo de maneira completa.
Resumindo, o to Be na interrogativa troca de lugar com o sujeito. E o melhor: sem exceção.
Receba o melhor conteúdo de Inglês!
Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátis conteúdos de inglês
Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!
Legal. Mas e como eu respondo essas perguntas? Fácil! Veja, para responder perguntas “curtas”, que são aquelas cujas respostas são “sim ou não”, você pode usar o yes/no + sujeito + verbo to be.
Is your mother okay?
Yes, she is.
É claro que você poderia responder usando a frase inteira: “yes, my mother is ok”, mas este formato curto é mais utilizado no dia a dia. Porém, atenção para a seguinte dica: ao usar uma resposta curta afirmativa, nunca use contrações. Por exemplo, estaria incorreto dizer “Yes, she’s“.
Are they your parents?
No, they’re not / No, they aren’t.
Perceba que, para uma resposta negativa como esta, você também poderia tranquilamente responder o formato completo “no, they’re not my parents”. Mas a regra da resposta curta ser mais utilizada é válida aqui também.
A diferença, no entanto, é que, ao contrário das afirmativas, nas respostas curtas negativas você pode usar contrações.
Inglês na Prática: Verbo To Be na Interrogativa
🇺🇸 Am I in the right place?
🇧🇷 Eu estou no lugar certo?
🇺🇸 Is Madonna a singer?
🇧🇷 A Madona é cantora?
🇺🇸 What is your name?
🇧🇷 Qual é o seu nome?
🇺🇸 Are Philip and Rita the new teachers?
🇧🇷 O Philip e a Rita são os novos professores?
🇺🇸 Is this my cellphone?
🇧🇷 Esse é o meu celular?
🇺🇸 Where is Barack Obama from?
🇧🇷 De onde o Barack Obama é?
🇺🇸 How are you today?
🇧🇷 Como vocês está hoje?
🇺🇸 Okay, she’s a good student, but am I?
🇧🇷 Okay, ela é uma boa aluna, mas eu sou?
🇺🇸 Are we in the same class?
🇧🇷 Nós estamos na mesma sala?
Receba o melhor conteúdo de Inglês!
Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátis conteúdos de inglês
Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!
Por fim, se o uso do to be na interrogativa estiver okay e você quiser aprimorar ainda mais seus estudos, não deixe de conferir as regras do to Be em frases negativas.
E aí, curtiu essas dicas? Comenta aqui pra mim! E se você gostou do post, não se esqueça de compartilhar o conteúdo com outras pessoas. Até a próxima!
Curso de Inglês
Por fim, quer aprender a falar Inglês Fluente? Então você precisa conhecer o nosso Curso de Inglês, do zero ao Avançado. Um curso focado na imersão no idioma, onde você terá videoaulas online, lives semanais exclusivas com os alunos e um grupo para troca de ideias e tira dúvidas.