Hey Guys! Hoje nós vamos falar sobre os Artigos em inglês, além de conhecer os Pronomes Demonstrativos. Antes de tudo, saiba que é uma matéria simples, porém extremamente necessária para a formação de frases simples e mais complexas. E eu garanto que é bem mais simples do que no português.
Como Usar os Artigos e os Pronomes Demonstrativos em Inglês
Mas primeiro, eu quero te lembrar que essa é a nossa aula nº 8 de uma série de 30 aulas sobre inglês básico, então não deixe de dar uma olhada no Canal Rick n Roll para conferir a aula anterior e outros vídeos e também não se esqueça que ao final do post, disponibilizaremos um material suporte (PDF + Áudios Narrados por nativos), para dar um “UP” ainda maior na sua jornada.
Artigos em Inglês
No português, nós temos vários artigos (o, a, os, as, um, uma, uns umas, etc…) , só que no inglês, nós temos apenas 3 artigos divididos em duas categorias: Definidos e indefinidos.
Artigos Indefinidos em Inglês
Primeiramente, os artigos indefinidos do inglês são: A e AN. Ambos possuem o mesmo significado: ONE, ou seja, só podem ser usados no singular.
Eles são usados quando não está claro sobre o que, ou quem nós estamos nos referindo. Geralmente, usamos os indefinite articles quando vamos falar de algo pela primeira vez, usamos antes de dizer a profissão ou função de alguém, ou simplesmente para substituir o número 1.
A diferença entre o A e o An é que o A é usado antes de uma palavra que comece com som de CONSOANTE, enquanto o AN é usado quando a próxima palavra começa com som de vogal, por exemplo:
🇺🇸 I’ve got a computer.
🇧🇷 Eu tenho um computador.
🇺🇸 She is a history teacher.
🇧🇷 Ela é uma professora de história.
🇺🇸 This is a house, but that is an apartment.
🇧🇷 Isso é uma casa, mas aquilo é um apartamento.
🇺🇸 My mom is an intelligent woman.
🇧🇷 Minha mãe é uma mulher inteligente.
O importante é o som de vogal ou consoante, sendo assim, mesmo que uma palavra comece com H, por exemplo, é necessário descobrir qual é a pronúncia correta, uma vez que o H pode ou não ser mudo. No exemplo acima, nós pronunciamos o H de House, mas às vezes ele não tem som algum:
🇺🇸 I’m here for an hour.
🇧🇷 Eu estou aqui por uma hora.
Artigo Definido em Inglês
Já o único definite article que temos no inglês é o The. Ele é usado quando está claro do que a gente está falando ou quando mencionamos algo pela segunda vez. Um detalhe importante é que o The pode ser usado tanto no plural, quanto no singular:
🇺🇸 I like the new Netflix Movie.
🇧🇷 Eu gosto do filme novo da Netflix.
🇺🇸 The presentations are good.
🇧🇷 As apresentações estão boas.
🇺🇸 My mom’s the company’s CEO.
🇧🇷 Minha mãe é a CEO da empresa.
Comparando os artigos:
🇺🇸 A Singer and an actor are here in my house.
🇧🇷 Um cantor e um ator estão aqui na minha casa.
🇺🇸 The singer is American, but the actor is Italian.
🇧🇷 O cantor é americano, mas o ator é italiano.
Perceba que quando eu falo do cantor e do ator pela primeira vez, pode ser qualquer um no mundo, eu não especifiquei quem são. Eu uso A singer, por conta do som de consoante que Singer começa e eu uso AN Actor, por conta do som de vogal. Porém, quando eu falo dessas mesmas pessoas pela segunda vez, já fica claro que é o ator e o cantor que estão em casa, por isso eu uso o The.
Pronomes Demonstrativos em Inglês
Uma vez que o uso dos artigos estão claros, vamos dar uma olhada nos demonstrativos, que são palavras usadas para demonstrar uma relação de tempo ou distância. Resumindo, são as palavras que a gente usa pra “apontar”.
Elas são divididas entre alguma coisa próxima que está no singular (This), próxima e plural (These); longe e singular (That) e longe no plural (Those):
🇺🇸 This is a very good book
🇧🇷 Esse é um livro muito bom.
🇺🇸 That scene is amazing!
🇧🇷 Essa cena é incrível
🇺🇸 These are my pencils.
🇧🇷 Essas são minhas canetas.
🇺🇸 Those guys over there are my cousins.
🇧🇷 Aqueles caras alí são meus primos.
Visto isso, vale lembrar que também usamos o “This is” para apresentar pessoas de um jeito mais informal:
🇺🇸 I’m Charlie and this is my friend Aron.
🇧🇷 Eu sou Charlie e esse é meu amigo Aron.
Negativa
Uma vez que estamos usando o verbo to Be com os demonstrativos, as regras para formar uma frase negativa sã as mesmas. Basta adicionar NOT depois do to Be, por exemplo:
🇺🇸 This is not a very good book
🇧🇷 Esse não é um livro muito bom.
🇺🇸 Those aren’t my friends, but they’re nice people.
🇧🇷 Aqueles não são meus amigos, mas eles são gente boa.
Interrogativa
Já para fazermos uma pergunta, basta inverter as posições dos demonstrativos com o to Be:
🇺🇸 Is that your father?
🇧🇷 Aquele é seu pai?
🇺🇸 Are these sentences in interrogative?
🇧🇷 Essas frases estão na interrogativa?
Por fim, essa é a matéria completa sobre Artigos e Demonstrativos. Se você preferir uma explicação em vídeo, não deixe de conferir essa e outras aulas no Canal Rick n Roll. Ao final do post, vamos disponibilizar um material para quem quiser aprimorar ainda mais a matéria com exemplos práticos e áudios narrados por nativos!
Na próxima aula, o teacher Henrique Rios vai contar sobre uma ferramenta que, quando usada da maneira correta, pode ajudar (e muito) no nosso caminho do Zero à Fluência. Então, não deixe de conferir!